Reunião

Reencontro celebra 60 anos da Famed

Ex-alunos contribuíram para reforma da sede histórica da Faculdade de Medicina da UFPel

Foto: Italo Santos - DP - Ex-alunos da Faculdade de Medicina se reencontraram para conhecer reforma da Leiga

O sábado (22) foi marcado pelo reencontro de ex-alunos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (Famed/UFPel). Pela manhã, egressos dos 60 anos do curso visitaram a Leiga, sede histórica da Famed, e conheceram o resultado da contribuição que deram para a restauração da parte externa do prédio. Já à noite, a celebração continuou em um baile para recordar as histórias dos mais de seis mil médicos que já passaram pela faculdade.

Laura da Rosa é da primeira turma, formada em 1968. Uma das quatro mulheres em um grupo de quase 30 homens, Laura compartilha a sensação de retornar ao local onde recebeu sua formação. “É uma emoção enorme voltar a essa casa porque aqui a gente começou a nossa caminhada. A faculdade estava no início, tivemos que pegar professores de outros lugares. O doutor Naum Keiserman, quem instalou a faculdade, fez todo o empenho de que a gente fizesse um curso eficiente”, relembra.

Hoje, a Famed abriga também os cursos de Psicologia e Terapia Ocupacional. A atual diretora, Julieta Fripp, explica que a estrutura vai além dos espaços acadêmicos. “Hoje a gente tem uma responsabilidade muito grande diante do cuidado em saúde de Pelotas e região, já que temos muitas especialidades. A Faculdade de Medicina é a única no País que faz gestão de Unidades Básicas de Saúde, porque faz questão de trabalhar muito forte a atenção primária à saúde na formação dos estudantes”, ressalta, citando também o Centro de Pesquisas Amílcar Gigante, a Unidade CuidAtiva e ambulatórios sob responsabilidade da Famed.

Reforma com apoio dos alunos
A estrutura do prédio original da Faculdade de Medicina, a Leiga, foi construída em 1908 e vinha necessitando de revitalização. A parte externa foi reformada com a colaboração de ex-alunos, que levantaram mais de R$ 300 mil para a obra que foi apresentada no sábado.

“Cem por cento dessa revitalização externa foi feita pelos egressos e isso representa muito porque é o momento de termos união e trazer a contribuição de cada um para esse espaço. E, na medida em que eles contribuem, eles se sentem pertencentes e com mais vontade de ajudar. Temos muitos projetos daqui para frente”, destaca Julieta, citando outras reformas que precisam ser feitas no entorno da Leiga.

Celebração continua
A Faculdade de Medicina da UFPel completou 60 anos no dia 7 de abril, mas a comemoração começou há um ano e deve continuar ao longo de 2023 em mais atividades. Em setembro deve ser lançado um livro recuperando a história das últimas seis décadas, com narrativas orais de quem fez parte dessa trajetória.

Já a reforma continua, com a criação de uma associação de egressos que deve facilitar a arrecadação de valores para mais trabalhos de preservação da história. Um dos projetos que devem ser tocados é o da criação de um memorial no porão da Leiga. ​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Escuridão toma conta da Praça Piratinino de Almeida Anterior

Escuridão toma conta da Praça Piratinino de Almeida

Chico Buarque recebe Prêmio Camões Próximo

Chico Buarque recebe Prêmio Camões

Deixe seu comentário